PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto reforça coleção de Aurélia e Sofia de Sousa

Porto reforça coleção de Aurélia e Sofia de Sousa

A Câmara Municipal do Porto formaliza esta sexta-feira, 16 de fevereiro, a aquisição de 12 novas obras para o Museu e Bibliotecas da cidade. Em causa estão obras inéditas de Aurélia (1866-1922) e Sofia de Sousa (1870-1960), que representa, inclusive, a primeira compra de obras do município desta última artista.

“O conjunto de 12 obras é constituído por 8 pinturas e 4 desenhos de retrato, paisagem, pintura de género e natureza morta, datado entre, aproximadamente, 1895 e 1924”, adianta a autarquia portuense.

De acordo com o comunicado enviado à VIVA!, as obras são oriundas de Margarida Medeiros, sobrinha neta de Maria Helena Caiado, prima de Marta Ortigão Sampaio, “garantido a autenticidade da autoria das mesmas”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com este reforço da coleção, o espólio do Museu do Porto – Casa Marta Ortigão Sampaio solidifica a sua “diversidade artística, temática, histórica e cronológica, fomentando o potencial de investigação e divulgação do papel pioneiro destas duas mulheres artistas, nascidas no século XIX”.

Foto: DR (Arquivo/Porto.)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem