Santander Escolhas

Porto quer reduzir a tarifa da água

Porto quer reduzir a tarifa da água

Na próxima segunda-feira, na reunião do Executivo municipal, será apresentado um texto, sujeito a votação, com uma proposta de estrutura tarifária da empresa municipal Águas e Energia do Porto para o ano de 2022, que prevê uma redução dos custos para os utilizadores em situação económica mais delicada.

O ano de 2021 não teve qualquer alteração no preço da água, e no ano corrente, o vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, pretende uma efetiva redução da tarifa de abastecimento de água no primeiro escalão dos utilizadores domésticos em 2%.

Se aprovada, a nova tarifa entrará em vigor a 1 de março, onde engloba a distribuição de água, a recolha, transporte, tratamento e deposição de águas residuais domésticas e de serviços diversos auxiliares conexos com aquelas atividades.

“A proposta de estrutura tarifária e de tarifas e preços continua a contemplar como objetivos primeiros a equidade e a justiça, bem como a garantir aos utilizadores a acessibilidade física e económica aos serviços prestados de fornecimento de água e de drenagem de águas residuais e do seu tratamento”, frisa o vice-presidente da Câmara do Porto.

A alteração da estrutura tarifária foi para aprovação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que considera a acessibilidade económica dos serviços prestados pela Águas e Energia do Porto como “boa”. “Com os preços ou tarifas ora propostas também está garantida a sustentabilidade económica dos sistemas, tal como se demonstra nos Instrumentos de Gestão Previsional – 2022-2024 da empresa Águas e Energia do Porto”, acrescenta Filipe Araújo.

Recorde-se que a tarifa da água no Município do Porto mantém-se entre as mais baixas da Área Metropolitana do Porto e que continua a existir uma tarifa especial para as famílias numerosas, no âmbito dos contratos para utilizadores domésticos, de acordo com os pressupostos de elegibilidade e acessibilidade já adotados pela Águas e Energia do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli