RECHEIO 50 ANOS

Porto recebe prova de “EcoTrail”

Porto recebe prova de

No próximo dia 9 de abril, a cidade do Porto vai receber a prova “EcoTrail”, sendo a primeira cidade portuguesa, no continente, a recebê-la e a 12.ª do mundo.

Em causa está uma prova que explora “um conceito de corrida a pé pela natureza, num ambiente urbano” e que contempla três distâncias, 80, 40 e 20 quilómetros.

A prova principal do Ecotrail do Porto, com 80 quilómetros, tem partida marcada às 07h30 nas margens do rio Douro, na povoação de Gramido, em Gondomar. “Os participantes irão seguir em direção ao centro de Gondomar onde de seguida ao longo das mais diversas linhas de água irão percorrer as Serras do Porto com passagem pelo concelho de Valongo (Serras de Santa Justa, Pias e Castiçal) e mergulhando nos vales do Rio Ferreira e Sousa”, lê-se na página oficial da prova.

O percurso inclui ainda a passagem pelos Moinhos de Jancido, travessia na Barragem de Crestuma para acompanhar a margem do Rio Douro, desta vez por Vila Nova de Gaia. Depois da travessia na Ponte do Infante, os atletas seguirão em direção ao casco medieval da cidade do Porto, e depois em direção ao Freio, para terminar no mesmo local da partida, em Gramido.

Por sua vez, a prova dos 40 quilómetros tem partida marcada na povoação de Covelo, pelas 08h30, e seguirá o mesmo percurso dos 80 quilómetros a partir desse local.

Os participantes que optarem pela prova dos 20 quilómetros vão partir às 10h30 do Parque Biológico de Gaia, em Avintes, e seguirão em direção ao rio de Febros até entrar no percurso comum às três corridas.

As inscrições para as provas estão disponíveis até às 23h59 do dia 8 de abril e têm o valor de 60, 30 e 20 euros, respetivamente, para os percursos de 80, 40 e 20 quilómetros.

De referir que a prova “EcoTrail” teve início na cidade de Paris, em 2008, e desde então que se tem estendido a diversas cidades. Este ano, a prova engloba duas novas cidades, Porto e Valência, em Espanha, que se juntam, assim, às dez que também já receberam o evento (Oslo, Funchal, Madrid, Estocolmo, Reiquiavique, Florença, Genebra, Wicklow, Chiang Mai e Alul).

Fotografia: Gallery Ecotrail

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes