A Global Exploration Summit (GLEX Summit), evento internacional dedicado à exploração científica, vai passar, pela primeira vez, pelo Porto. O evento, que conta com a elite mundial dos exploradores e cientistas atuais, tem início na Alfândega do Porto, no dia 15 de junho, partindo, depois, para os Açores.
“Mais um ano em que conseguimos trazer para Portugal o maior encontro de exploradores do nosso planeta. A cidade do Porto acolhe o primeiro dia da cimeira – uma estreia – e depois voltamos a viajar até aos Açores e à ilha da Terceira”, anuncia Manuel Vaz, o responsável da empresa Expanding World, que organiza o evento, segundo avança o Jornal Açores 9.
Este evento mundial já trouxe a Portugal nomes como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, Nathalie Cabrol, Nina Lanza, Chris Rainer, Anna Curtenius Roosevelt ou Nathan J. Robinson e prepara-se para divulgar, em breve, os primeiros nomes dos oradores desta quinta edição.
Sob o mote “What’s Next?” (o que se segue?), o foco da edição de 2024 é a exploração espacial, “com destaque para a missão Artemis, que vai levar uma tripulação de astronautas a pisar a Lua, pela primeira vez, desde 1972, incluindo a primeira mulher”.
As alterações climáticas serão também abordadas, com destaque para “o papel do Espaço e dos Oceanos para a recolha de dados que permitam investigar e mitigar os efeitos dessas alterações”.
A Global Exploration Summit (GLEX Summit), organizada pela com o selo e curadoria do The Explorers Club, tem o apoio do Turismo Porto Norte Portugal e da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.