
A cidade do Porto recebe, pela primeira vez, a primeira exposição individual da artista Sara Sara (Sara Costa Carvalho). “Oração à Luz” está disponível no Gabinete de Desenho da Casa Guerra Junqueiro e pode ser visitada até 17 de abril.
Com curadoria do Núcleo de Programação do Museu da Cidade, a exposição toma de “empréstimo o título do livro de Guerra Junqueiro e convoca um conjunto de referências literárias, tratados e análises sobre a luz, os seus reflexos e as suas sombras”, avança a empresa municipal Ágora.
“A partir de um conjunto de peças bi e tridimensionais, as instalações no espaço recorrem a materiais que vão da madeira, a materiais pobres como restos de revistas e cartão revestidos a folha de ouro, constituindo oratórios e lugares de adoração”, lê-se ainda, na nota divulgada.
A artista desenha uma cosmogonia singular que cruza as “ideias de divindade, culto, exercício espiritual, visibilidade e invisibilidade”.
“Oração à Luz” pode ser visitada, gratuitamente, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h30.
Também no Gabinete de Desenho da Casa Guerra Junqueiro decorrerá, nos sábados de 26 de fevereiro e 12 de março, a oficina “Orar(Dec)Orar”, dedicada aos mais novos. O objetivo da sessão, agendada para as 11h00, medicante inscrição prévia, é “explorar o valor dos pequenos gestos e materiais domésticos”.