Bairro Feliz - PD

Porto recebe exposição de pintura que comemora Saramago

Porto recebe exposição de pintura que comemora Saramago

A cidade do Porto recebe esta quinta-feira, 21 de abril, a exposição de pintura “Ver Cegueira Adentro – 100 Anos de José Saramago”, de Agostinho Santos.

“No ano em que se celebra o centenário do nascimento de José Saramago (1922 – 2010), Agostinho Santos cumpre uma promessa feita ao Prémio Nobel da Literatura e inaugura nas Galerias I e II da Casa Comum, no edifício histórico da reitoria da U.Porto, uma exposição com pintura, escultura, desenho e livros de artista”, lê-se na nota de apresentação da exposição.

A mostra, com curadoria de Valter Hugo Mãe, apresenta “várias dezenas de obras”, a grande maioria “inéditas”, produzidas entre os anos de 2019 e 2021. A inauguração de “Ver Cegueira Adentro – 100 Anos de José Saramago” está marcada para as 18h00 e vai contar com a presença da filha do Prémio Nobel da Literatura.

Paralelamente, o evento contará também com o lançamento de dois livros de Agostinho Santos, “Outra Vez a Sonhar” e “Querida Blimunda”, assim como o livro “Ver Cegueira Adentro”, que documenta a exposição.

O livro “Ver Cegueira Adentro”, inserido na Coleção Atelier da U.Porto Press, além de dar conta das obras expostas, apresenta textos de Pilar del Río, João Tordo, José Rui Teixeira, Maria de Lourdes Pereira e Valter Hugo Mãe. Tratam-se de “textos de uma grande sensibilidade estética” e “que iluminam o universo fantástico que Agostinho Santos construiu e onde força o encontro de personagens que habitam diferentes livros de Saramago”, destacou Fátima Vieira, vice-reitora para a área da Cultura da Universidade do Porto.

A exposição pode ser visitada até ao dia 2 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h00 às 18h00.

Fotografia: facebook Fundação José Saramago

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes