PUB
Recheio 2024 Profissional

Porto recebe conferência internacional sobre o declínio da natureza

Porto recebe conferência internacional sobre o declínio da natureza

“Como enfrentar o perigoso declínio da natureza?”. É esta a questão que, nos dias 10 e 11 de setembro, traz, ao Parque de Serralves, no Porto, especialistas de todo o mundo, para uma conferência que pretende abrir aquele que é considerado o grande debate para 2020.

A iniciativa partiu dos alertas lançados pelo Relatório de Avaliação Global sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas da Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES), onde se fala dos efeitos dramáticos do ser humano sobre o planeta, da impossibilidade de os travar sem mudanças radicais de comportamento e da necessidade urgente de atitudes nos domínios económicos, sociais, políticos e tecnológicos, indica a Câmara Municipal do Porto.

Esta conferência visa, assim, “promover a análise dos problemas do passado e do presente e os desafios do futuro, divulgando e discutindo as conclusões dramáticas do relatório do IPBES, enquanto abre caminho para novas e mais efetivas abordagens para enfrentar o perigoso declínio da Natureza”. Do programa, que conta com autores deste relatório, investigadores e profissionais que desenvolvem trabalho em todo o mundo “para entender e proteger a biodiversidade e os ecossistemas ameaçado”, fazem parte apresentações, debates e, ainda, a exibição de um filme realizado no Vale do Guadiana, uma das regiões mais selvagens e mais biodiversas de Portugal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita através dos contactos apresentados na página oficial da Fundação de Serralves, entidade que, em conjunto com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO) promove a iniciativa, que conta, ainda, com o apoio da Cátedra EDP Biodiversidade.

Destes apresentações, onde o público está convidado a participar, espera-se que surjam contribuições para a Estratégia de Biodiversidade Pós-2020, acrescenta a autarquia, na nota publicada.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem