A reabertura dos parques de estacionamento municipais está marcada para segunda-feira, dia 11 de maio. Já a retoma do estacionamento pago à superfície será efetuada de forma faseada.
A partir da próxima segunda-feira, dia 11 de maio, serão reabertos ao público em geral os parques de estacionamento municipais da Trindade, Alfândega, Silo Auto, Palácio de Cristal e Poveiros.
De forma a preparar o reinício das operações de gestão de estacionamento em segurança, a Câmara do Porto estabeleceu que a reabertura das zonas de estacionamento pago à superfície (ZEDL) será feita por etapas.
Assim, no dia 18 de maio, será reiniciada a operação de fiscalização do estacionamento à superfície na zona central da cidade (Zona I), onde o comércio de rua é mais prevalente. Nesse dia também reabrem ao público o parque municipal de Duque de Loulé, onde ainda decorrem obras de repavimentação, e o Funicular dos Guindais.
A fiscalização na zona II será efetuada a partir de dia 25 de maio. No dia 1 de junho, serão reabertas as zonas III e IV, “de pendor mais residencial e de serviços”.
A “informação das diferentes zonas de estacionamento pago à superfície está devidamente identificada em todos os parcómetros”, que serão ligados gradualmente, por zonas. As aplicações Telpark e Via Verde também voltarão a estar em funcionamento.
Segundo explica a autarquia, “este regresso faseado da atividade de fiscalização do estacionamento à superfície, permitirá ao Município preparar o reinício das operações de gestão de estacionamento em segurança, implementando gradualmente todos os planos de contingência entretanto definidos, nomeadamente no que respeita à desinfeção dos espaços e respetivos equipamentos, ao mesmo tempo que acompanha o regresso faseado da atividade económica em sintonia e conformidade com a estratégia de levantamento gradual das medidas de confinamento, determinadas por resolução do Conselho de Ministros de 30 de abril”.