PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto quer ter frota de autocarros 100% elétricos. 48 entram em breve ao serviço

Porto quer ter frota de autocarros 100% elétricos. 48 entram em breve ao serviço

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai ter mais 48 novos autocarros elétricos ao serviço. O tema foi abordado durante a sessão extraordinária da Assembleia Municipal, dedicada à mobilidade na cidade, que decorreu no início desta semana.

“Vão entrar em circulação mais 48 autocarros elétricos. Nós já só vamos comprar autocarros elétricos”, anunciou Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, segundo a notícia avançada pelo Porto Canal.

Em 2023, a STCP revelou que “48 novas viaturas iam começar a ser entregues em setembro” passando, assim, a contar com “uma frota de 68 veículos 100% livre de emissões”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com a mesma fonte, a adjudicação do fornecimento de autocarros situa-se nos 19,6 milhões de euros e contempla, ainda, “a aquisição de uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos” que vai ser implementada na Estação de Recolha da Via Norte.

Conforme expressado no concurso público lançado em novembro pela STCP, o objetivo é eliminar, até 2027, os “autocarros com motor a combustão” da frota, com vista à “descarbonização da operação”.

Foto: Miguel Nogueira / Porto.

PUBLICIDADE