Santander Escolhas

Porto quer aproximar produtores biológicos e consumidores

Porto quer aproximar produtores biológicos e consumidores

A Câmara Municipal do Porto apresentou recentemente o projeto «Good Food HUBs» que pretende tornar “mais sustentável, saudável, justo e próximo o sistema de alimentação da cidade”. Sob o lema «Muda a tua alimentação. Transforma o mundo» a iniciativa irá arrancar numa zona piloto, começando pela Asprela.

Com o «Good Food HUBs» a relação dos consumidores, produtores e distribuidores, que tenham certificação do modo biológico, será mais próxima: “neste novo programa, a distribuição ou venda dos produtos biológicos vai ser feita junto a instituições da cidade, na zona da Asprela (local trabalho, residência ou estudo), onde, diariamente, circulam cerca de 60 mil pessoas e que conta com mais de 30 mil residentes”, explica a autarquia.

“Este projeto torna mais fácil o acesso a alimentos frescos, de qualidade, saudáveis, de proximidade e a preços justos”, incentivando simultaneamente “práticas agrícolas sustentáveis, de modo a proteger os solos, aumentar a biodiversidade e contribuir para a descarbonização da sociedade”.

Além disso, irá ser criada uma dinâmica “constante de eventos associados ao «Good Food HUBs», em parceria com as instituições e organizações da Asprela, dinamização de workshops, palestras, conferências e outros eventos, assim como introduzir critérios de sustentabilidade nas cantinas universitárias daquela zona e potenciar o apoio de projetos de investigação associados ao sistema alimentar”.

A autarquia portuense revela que está também “a ser desenvolvida uma aplicação «Good Food HUBs» para facilitar a gestão de encomendas e a comunicação entre consumidores e produtores/distribuidores”.

Referir que esta iniciativa é promovida pelo município do Porto e reúne sete instituições (Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-FEUP, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Universidade Portucalense, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-FADEUP, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-FPCEUP e UPTEC), que asseguram espaços temporários (HUB) para esta interação, com uma frequência quinzenal.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal