PUB
Philips S9000

Porto quer apartamentos acessíveis para estudantes no Morro da Sé

Porto quer apartamentos acessíveis para estudantes no Morro da Sé

O município do Porto pretende transformar 22 parcelas que serviriam para uma residência universitária no Morro da Sé em apartamentos de arrendamento acessível destinados a estudantes.

A informação foi avançada esta segunda-feira pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, à margem da reunião de câmara.

Em declarações aos jornalistas, segundo o Porto Canal, o vereador da autarquia portuense esclareceu que a dotação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de habitação estudantil “não é suficiente” para a reabilitação das 22 parcelas.

Contudo, a Câmara Municipal quer “aproveitar a dotação financeira do PRR destinada a habitação acessível e submeter uma candidatura ao programa para transformar aquelas parcelas num conjunto de apartamentos para estudantes, num modelo de «cohousing»”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“O objetivo já seria não ter uma só residência de estudantes, mas ter nas 22 propriedades um conjunto de apartamentos de «cohousing»”, afirmou.

Sobre o número de camas que o projeto de reabilitação irá proporcionar aos estudantes, Pedro Baganha reiterou que o município ainda está a “estudar a forma de financiar” o projeto, mas que, com esta solução, deverão ser entre 90 e 100 camas.

Já quanto ao investimento para a reabilitação daquelas parcelas, o vereador do Urbanismo disse acreditar que o mesmo “nunca será inferior a 10 milhões de euros”.

Foto: Miguel Nogueira / Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem