A Câmara Municipal do Porto anunciou, para a próxima semana, o arranque de uma nova intervenção no âmbito do “Programa Rua Direita”. Em causa está a Rua de Silva Porto, cujos trabalhos arrancam na terça-feira, 23 de novembro.
Os trabalhos vão envolver a “pavimentação da faixa de rodagem e passeios”, a melhoria da “acessibilidade pedonal” e a “colocação de áreas ajardinadas e de áreas de lazer”.
Adicionalmente, a autarquia explica que serão também “executadas infraestruturas de abastecimento de água, saneamento e águas pluviais” assim como de “telecomunicações, iluminação pública e recolha de resíduos”.
Durante o período de execução da obra, estimado em 540 dias, existirão “alguns constrangimentos à circulação”, nomeadamente a “proibição de trânsito e de estacionamento na Rua de Silva Porto, em troços e períodos faseados”, de acordo com a evolução da intervenção.
Numa fase posterior, haverá também o condicionamento de trânsito com estreitamento de via na Rua de Monsanto, na interseção desta com a Rua de Silva Porto, adianta o município, garantindo que estarão sempre “asseguradas a acessibilidade pedonal, as operações de cargas e descargas e os acessos às garagens bem como situações de emergência”.
Os trabalhos em causa, recorde-se, inserem-se no âmbito do programa municipal “Rua Direita”, que visa a reabilitação da rede fina de espaços públicos degradados da cidade. No total, abarca 88 arruamentos do sistema viário municipal, correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou rua degradadas em tecido consolidado, num investimento de 21 milhões de euros.
A evolução da obra pode ser acompanhada em goporto.pt.
Fotografia: Filipa Brito