O festival de cinema Porto/Post/Doc terá início com a estreia do filme “Vai no Batalha”, dirigido por Pedro Lino. O filme narra a história da famosa sala de cinema da Batalha, localizada no Porto. A sessão de abertura está agendada para esta sexta-feira, dia 17 de novembro, às 21h15, na sala principal do Batalha Centro de Cinema.
Inserido na série “Cinemas Mythiques”, que presta homenagem a salas de cinema icónicas, “Vai no Batalha” explora as memórias e a trajetória desta sala centenária. O filme compila filmagens do processo de restauro do edifício, imagens inéditas dos fundadores e de figuras marcantes como Manoel de Oliveira, Artur de Andrade, Júlio Pomar, Henrique Alves Costa e Alexandre Alves Costa.
Com uma abordagem inovadora, o filme combina filmagens contemporâneas, registos cinematográficos do século XX, animação 2D e 3D, além de documentos históricos. Essa fusão oferece uma cativante viagem pela história do Porto, abrangendo desde a monarquia até aos dias atuais, passando por eventos como a Primeira Guerra Mundial, a ditadura, os movimentos de resistência, a formação do Cineclube do Porto, os anos da Guerra Colonial e do 25 de Abril, até a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE).
O encerramento do festival será marcado pela estreia mundial de “Time Takes a Cigarette”, uma obra de Aya Koretzky realizada no âmbito do projeto “Working Class Heroes”. Este projeto, uma colaboração com a “Filmaporto”, visa apoiar a produção audiovisual no Porto, centrando-se nas narrativas daqueles que moldaram a cidade ao longo do tempo.
Além das retrospetivas das obras do realizador italiano Alessandro Comodin e da cineasta basca María Elorza, o Porto/Post/Doc 2023 destaca um programa especial intitulado “Faire Avec…”, proposto por Éric Baudelaire, Claire Atherton e Claire Mathon.
O programa celebra as colaborações com os sujeitos filmados ao longo da última década, resultando em obras como “Also Known as Jihadi” (2017), “Un film dramatique” (2019) e o mais recente “Une fleur à la bouche” (2022). “Faire Avec…” também destaca duas obras fundamentais que inspiraram esses cineastas: “D’est” (1993), de Chantal Akerman, e “Stalker” (1979), de Andrei Tarkovski.
O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival acontecerá de 17 a 25 de novembro no Porto, apresentando o programa temático “Onde Andam os Nossos Contadores de Histórias?” e a programação da Competição Transmission.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial do festival.