PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Porto pondera instalar Museu do Liberalismo na casa de Almeida Garrett

Porto pondera instalar Museu do Liberalismo na casa de Almeida Garrett

A autarquia do Porto está a ponderar a aquisição da casa onde nasceu Almeida Garrett para ali instalar “um polo do Museu do Liberalismo”.

A proposta para que a Câmara do Porto pondere a aquisição da casa onde nasceu Almeida Garrett há 220 anos, na Rua do Dr. Barbosa de Castro, para ali criar o Museu do Liberalismo foi apresentada pela vereadora Ilda Figueiredo, da CDU, e aprovada por todo o Executivo na reunião de terça-feira.

Na mesma sessão, o presidente da Câmara do Porto revelou que a autarquia está a preparar “comemorações condignas do aniversário da Revolução Liberal” de agosto de 1820, no próximo ano, através da realização de colóquios nacionais e internacionais e uma exposição que poderá servir de “base” ao acervo do museu, a ser criado se o Município adquirir a casa onde nasceu o escritor e político Almeida Garrett, um dos maiores vultos do liberalismo e do romantismo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Vamos primeiro perceber o valor que a casa tem; depois, contactar os proprietários e perceber até que ponto conseguiremos chegar a um bom desfecho”, disse Rui Moreira, citado pelo portal de notícias da autarquia.

Rui Moreira revelou ainda que o grupo de trabalho para as comemorações do aniversário da Revolução Liberal é presidido pelo constitucionalista e professor universitário Vital Moreira.

(Foto: Filipa Brito)

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz