Bairro Feliz - PD

Porto pede “respeito pelo património da cidade”

Porto pede “respeito pelo património da cidade”

O busto de Baco, localizado no Jardim de Teófilo Braga, na Praça da República, foi encontrado vandalizado na última terça-feira.

A estátua, da autoria de António Teixeira Lopes, de 1916, retrata um deus romano considerado o protetor das vinhas e do vinho, e estava derrubado no chão, no entanto, segundo avança o Porto. encontra-se em bom estado e sem grandes danos.

Dada a situação, o busto está com os serviços municipais, onde será alvo de um tratamento, limpeza e conservação, e posterior devolução ao seu local de origem.

Esta obra de arte, feita em bronze, é uma alegoria pagã representando o Deus romano do vinho, filho de Júpiter e de Semele. Foi inaugurada a 5 de outubro de 1916, aquando das comemorações do VI Aniversário da Implantação da República.

A câmara do Porto pede, face aos acontecimentos, “respeito pelo património da cidade, independentemente do juízo de valor que cada um possa fazer do contexto histórico ou artístico do mesmo”.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz