PUB
CIN - Branco Perfeito

Porto oferece atividades para o período de férias dos mais novos

Porto oferece atividades para o período de férias dos mais novos

O Museu e as Bibliotecas do Porto lançaram um conjunto de atividades para o período de férias dos mais novos. Este verão, crianças de todas as idades, vão poder aliar a educação à diversão.

De forma a fomentar a filosofia e o pensamento crítico nos mais pequenos, “Filosofário – Do Pensar Crítico e Criativo”, a oficina dinamizada por Clara Santos Costa e Marco Coutinho (Astro Fingido), é destinada a crianças dos 6 aos 10 anos. Aqui, “vão aprender a refletir sobre a realidade que os circunda, a tomar posições, a aprender a debatê-las com os outros, justificando-as”.

De acordo com a notícia avançada pela Ágora, a participação é gratuita, mas implica inscrição semanal obrigatória. A atividade decorre até ao dia 7 de julho, das 10h00 às 12h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sendo que regressa para uma segunda edição durante a semana de 18 a 21 de julho, das 15h00 às 17h00.

Com as crianças dos 3 aos 6 anos, “Guerra Junqueiro: Cem Anos em Quatro Dias” celebra o centenário da morte do autor (1923-2023) permitindo “explorar a natureza a partir de um conjunto de contos de Guerra Junqueiro, recolher elementos naturais nos Jardins do Palácio de Cristal, aprender sobre relação entre a fauna e a flora, sem esquecer a musicalidade de alguns poemas do autor”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A ter lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, das 15h00 às 17h00, a mesma atividade passa, na semana de 18 a 21 de julho, para a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, das 10h00 às 12h00. À semelhança da anterior, a participação é gratuita sendo necessária a respetiva inscrição semanal.

Já para as crianças dos 8 aos 12 anos, a oficina “Sussurros – Desenho e Poesia Visual”, com Catarina Real, traz a “tradução de texturas sonoras para texturas visuais” à Biblioteca Municipal Almeida Garrett entre os dias 18 e 21 de julho, das 10h00 às 12h00.

Ainda inspiradas nas poesias de Guerra Junqueiro, a iniciativa “Mãos que falam” engloba um conjunto de atividades “em torno das mãos”. Estas são “atividades exploratórias de âmbito artístico-pedagógico, física e mentalmente saudáveis, considerando os espaços envolventes, os espólios patrimoniais materiais e imateriais, sejam eles objetos de arte pequenos ou grandes, nos edifícios e na natureza que os circunda”.

A oficina acontece entre os dias 10 e 14 de julho, em dois pontos estratégicos da cidade. Das 10h00 às 13h00 tem lugar no Museu Romântico – Entrequintas, sendo destinada a crianças dos 3 aos 6 anos, e das 14h30 às 17h30 decorre no Reservatório, para crianças dos 7 aos 12 anos.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce