Bairro Feliz - Pingo Doce

Porto e Norte com 37 distinções nos prémios “Cinco Estrelas Regiões”

Porto e Norte com 37 distinções nos prémios “Cinco Estrelas Regiões”

O vinho do Porto, a Fundação de Serralves, os Passadiços do Paiva, o Miradouro de São Leonardo da Galafura e as festas da Nossa Senhora da Agonia estão entre os premiados no âmbito do prémio “Cinco Estrelas Regiões”. Nesta edição, o destino Porto e Norte registou um total de 37 distinções. 

Um número que, de acordo com Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, comprova que, efetivamente, “o Norte tem tudo”. “A região proporciona umas férias inesquecíveis e possui uma diversidade de oferta que nos permite responder às necessidades de qualquer turista”, considera. 

O Porto e Norte registou prémios em todas as categorias a concurso, o que, para a entidade, demonstra a “capacidade de atração do turismo”. No que diz respeito à cozinha, gastronomia e produtos regionais a escolha recaiu sobre o vinho do Porto, o bacalhau à Braga, o pudim Abade de Priscos, a posta às mirandesa, o sarrabulho, as cristas de galo e a alheira. 

Já no campo do património, material e imaterial, destacaram-se Serralves, o Bom Jesus, a Serra do Alvão e os artesanatos de renda de bilros, a louça preta de Bisalhães, a filigrana e o galo de Barcelos, numa lista onde foram também distinguidas as vilas do Gerês, de rio de Onor, Vilarinho de Negrões e Arcos de Valdevez. 

Os Passadiços do Paiva, o Miradouro da Fraga do Puio, o Miradouro de São Leonardo da Galafura, o Trio do Vinho do Porto e o Monte de Santa Luzia foram distinguidos na categoria “Paisagens”. Já na categoria “Festas e Romarias”, a eleição recaiu sobre a popular Nossa Senhoria da Agonia. 

Os prémios destacaram também os melhores hotéis, urbanos, de enoturismo ou de turismo rural – Douro Royal Valley, Hotel Minho, hotéis Moov, Quinta de La Rosa e Casas do Pousadouro – e as praias do Norte, nomeadamente as praias fluviais do Azibo e das Azenhas e as praias marítimas da Apúlia e do Senhor da Praia.  

O “Nature Water Park de Sabrosa” foi galardoado na categoria de parque temático. 

De referir que o prémio “Cinco Estrelas Regiões” é atribuído de acordo com a votação dos portugueses, que, ao longo dos últimos meses, avaliaram mais de 900 ícones nacionais, entre elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeias, vilas, cidades e gastronomia.  

PUB
api.whatsapp.com/send?phone=+351939990111&text=Ol%C3%A1

Viva! no Instagram. Siga-nos.