CMPorto

Porto no top três em competitividade

Porto no top três em competitividade
O Porto está no top três dos distritos em que os empresários mais aconselham a abertura de novos negócios.
Os empreendedores do Porto avaliam a rentabilidade das suas empresas no distrito como bastante boa, comparativamente à média nacional, sendo o terceiro melhor distrito em termos de rentabilidade para as empresas.
Segundo o Estudo Nacional de Competitividade Regional, elaborado pela plataforma Zaask, e que contou com a participação de mais de 1300 microempresas e empreendedores (que representam mais de 80% do tecido empresarial português), o Porto é, a seguir a Castelo Branco e a Vila Real, o melhor distrito do país em termos de rentabilidade para as suas empresas.

Os empresários que participaram no estudo demonstram uma rentabilidade acima da média nacional. O índice da avaliação da rentabilidade destas empresas está em 3,01 numa escala de 1 a 5, enquanto a média nacional se situa nos 2,89.

O distrito do Porto está em quinto lugar a nível nacional relativamente à sua situação económica (2,56 para uma média nacional de 2,47) e os empresários do distrito aconselham mais a abertura de novos negócios que a média do país. Para estes, existe algum otimismo em relação a novos negócios (3,75 para 3,59 nacionais).

Relativamente ao conhecimento de programas de formação para pequenos empresários e empreendedores por parte dos empresários, apenas 22% deles os conhecia e, dentro daqueles que conhecem, 66% consideram haver poucos programas. Para os programas de networking desenvolvidos pelas entidades governamentais/locais, os empresários revelaram um ainda maior desconhecimento, já que apenas 10% deles os conhecia. Nestes dois campos, o distrito do Porto está abaixo da média nacional.

O Porto situou-se sempre à frente de Lisboa em todas as perguntas, com exceção do optimismo face à evolução da situação financeira das empresas, nos próximos 12 meses, em que os empreendedores lisboetas se mostraram mais optimistas que os portuenses.{jcomments on}

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.