PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto na liderança do combate ao desperdício de água

Porto na liderança do combate ao desperdício de água

Em apenas um ano, o município do Porto conseguiu reduzir em cerca de 3 pontos percentuais, no índice de água não faturada.

Os resultados alcançados são resultado de uma série de estratégias e investimentos da empresa municipal Águas e Energia do Porto, que reduziu o índice de água não faturada de 17,1% em 2020 para os atuais 14,8%, colocando o Porto na liderança do combate ao desperdício de água potável em prol da sustentabilidade ambiental, social e económico-financeira do sistema e da cidade.

O Programa de Gestão e Redução de Água Não Faturada integra uma estratégia global, onde monitoriza em tempo real, toda a rede pública através de mais de 280 equipamentos e sensores de última geração. São equipamentos de análise, inteligência artificial e machine learning que apoiam a gestão e decisão.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além de dotados de equipamentos, todos os dias estão no terreno, equipas de técnicos especializados na deteção e localização precoce das avarias e fugas de água, permitindo uma atuação rápida e eficaz.

Atualmente está em curso um plano de renovação da rede de infraestruturas de distribuição de água, que inclui a substituição de diversas condutas e reservatórios, de forma a prevenir ssíveis roturas e garantir a manutenção da qualidade da água que chega às torneiras de todo o município.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem