O Porto está entre os finalistas à 12.ª edição do prémio “Access City Award 2022”, que distingue a “vontade, a capacidade e os esforços de uma cidade para se tornar acessível às pessoas com deficiência e garantir a igualdade de acesso aos direitos fundamentais”.
A informação foi anunciada no início desta semana pela Comissão Europeia, que confirmou também a presença de Barcelona (Espanha), Helsínquia (Finlândia), Lovaina (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo) e Palma (Maiorca, Espanha) no restrito lote de candidatos ao prémio.
De acordo com a Câmara Municipal do Porto, o concurso envolveu, este ano, a participação de 40 localidades ou regiões urbanas, com mais de 50 mil habitantes, de onde foram apuradas as seis cidades finalistas em causa.
“As cidades vencedoras demonstrarão as melhores formas de facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos espaços públicos e privados, incluindo habitação, locais de trabalho, transportes públicos, parques infantis e tecnologias de informação e comunicação”, explica.
Os vencedores do prémio “Access City Award 2022” serão conhecidos a 3 de dezembro. Este ano, será também atribuída uma menção especial à cidade que mais fez para tornar as suas estações acessíveis às pessoas com deficiência, no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário.