PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto, Matosinhos, Maia e Gondomar defendem requalificação total da Circunvalação

Porto, Matosinhos, Maia e Gondomar defendem requalificação total da Circunvalação
O presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, afirmou esperar que o concurso esteja pronto para lançar até ao final deste ano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os municípios do Porto, Matosinhos, Maia e Gondomar querem a requalificação total da Circunvalação, pelo que o Conselho Metropolitano do Porto está a desenvolver um programa que visa o lançamento do concurso para a obra.
O tema, já antigo, foi discutido, no final da semana passada, num encontro promovido por aquele organismo. Em declarações à Lusa no final da reunião, o presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, explicou que se pretende a “requalificação total da Circunvalação” para que esta seja “uma radial com urbanidade e seja pensada para o futuro”. “Na quinta-feira há já uma reunião às 09h30 com os técnicos das respetivas câmaras. Esses técnicos vão elaborar um programa de cada um dos municípios e depois estes quatro programas vão ser entregues à Universidade do Porto para um planeamento de intervenção”, acrescentou. O autarca informou ainda que o vereador socialista da Câmara do Porto, Correia Fernandes, ficou responsável por esta articulação e por averiguar junto da Faculdade de Engenharia se eles aceitam fazer o trabalho. Ainda que não tenha avançado com uma data, o social-democrata afirmou esperar que o concurso esteja pronto para lançar até ao final deste ano.
A obra deverá incluir a criação de interfaces, o desvio de algum trânsito, a criação de ciclovias, linhas dedicadas para autocarros e espaços verdes. O modelo de financiamento da requalificação não está ainda definido, podendo passar pelos quatro municípios, pela Junta Metropolitana ou por fundos comunitários.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce