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Porto lança em breve concurso para as Avenidas Atlânticas

Porto lança em breve concurso para as Avenidas Atlânticas

O município do Porto vai lançar, até ao final de 2023, o concurso público para aquisição de projeto para a reconversão das avenidas Montevideu e Brasil. A informação foi avançada, esta terça-feira, pela agência Lusa, que recolheu declarações da autarquia portuense.

A Câmara adiantou, assim, que “vai promover o lançamento de concurso público para aquisição de projeto até ao final do corrente ano”, sendo que, antes, a solução de reconversão será discutida com os restantes partidos políticos. Recorda ainda que as conclusões do relatório de auscultação pública não são vinculativas.

Referir que segundo o relatório da auscultação pública, a que a Lusa teve acesso a 3 de maio, 31% dos participantes indicaram preferir a solução A, “que mantém as quatro vias de circulação automóvel, o estacionamento longitudinal e a ciclovia, aumentando de forma generalizada a largura tanto da faixa de rodagem automóvel, como ciclável”.

As duas soluções (C e C1) que “pressupõem a diminuição do número de vias de circulação automóvel e a permanência da ciclovia no canal viário reuniram, em conjunto, 45% das preferências dos 943 participantes”.

A proposta C, selecionada por 15% dos participantes, “pressupõe que, em vez de quatro, passem a ser três as vias de circulação automóvel, uma no sentido sul-norte e duas no sentido norte-sul. O canal viário existente contará ainda com uma ciclovia, que terá uma floreira como «segurança» relativamente aos automóveis”.

Por sua vez a proposta C1, que reuniu 30% das preferências, “é uma «variante» da anterior e propõe que também se mantenha a largura total do canal viário existente, mas que se assuma apenas uma via em cada sentido para a circulação automóvel e a faixa central sirva para «viragens a nascente»”.

O relatório indica ainda que a proposta B, solução que “mantém a largura do canal viário existente”, foi selecionada por 24% dos participantes. Nesta opção, “a ciclovia passa para o passeio marítimo e a «segurança» entre os ciclistas e peões é feita através de bancos e floreiras «colocadas pontualmente»”.

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