
A Câmara Municipal do Porto anunciou o lançamento do concurso público para a requalificação de uma nova rua do programa municipal “Rua Direita”. Em causa está a Rua das Doze Casas e Rua de Gil Vicente (parcial), cujas propostas podem ser submetidas até ao dia 10 de janeiro.
“A intervenção será de caráter transversal, contemplando revisão dos pavimentos e das redes de infraestruturas existentes, nova sinalização horizontal e vertical, mobiliário urbano e a integração de contentores enterrados para resíduos sólidos urbanos”, lê-se na nota divulgada.
Além disso, acrescenta ainda, serão privilegiadas “soluções que contribuam para o abrandamento da velocidade dos automóveis e outras que estimulem a mobilidade suave” e a requalificação deve ter também preocupações referentes à “eliminação de barreiras à acessibilidade”.
Os interessados em candidatar-se ao projeto de “Requalificação da Rua das Doze Casas e Rua de Gil Vicente (parcial)”, junto do Colégio de Nossa Senhora da Paz, devem submeter as propostas através da plataforma ACINGOV, até às 23h59 do dia 10 de junho.
O concurso tem como preço base o valor de 1.125.000 euros.
Recorde-se que o programa municipal “Rua Direita” visa a reabilitação da rede fina de espaços públicos degradados da cidade. No total, o programa abarca 88 arruamentos do sistema viário municipal, correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou rua degradadas em tecido consolidado, num investimento de 21 milhões de euros.
Fotografia: Filipa Brito | Porto.