PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto investe 2,9 milhões de euros na reabilitação de 15 habitações acessíveis

Porto investe 2,9 milhões de euros na reabilitação de 15 habitações acessíveis

O Município do Porto está a acompanhar de perto a reabilitação de vários edifícios na cidade que vão ser destinados ao arrendamento acessível. As obras, que representam um investimento global na ordem dos 2,9 milhões de euros, estão em curso na Rua de Costa Cabral, Rua Central de Francos e Rua do Heroísmo.

O objetivo principal passa por aumentar a oferta de habitação a preços acessíveis no Porto, uma das prioridades do município. As tipologias dos fogos variam entre T2 e T3, sendo que os preços das rendas serão fixados de acordo com os rendimentos dos inquilinos.

A obra na Rua Central de Francos, que está a ser financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), será a primeira a ser concluída, em julho deste ano. Seguem-se as intervenções na Rua de Costa Cabral (outubro) e na Rua do Heroísmo (2026).

A reabilitação de edifícios degradados é uma das estratégias da Câmara do Porto para combater a falta de habitação acessível na cidade. O PRR tem permitido alavancar este investimento, com a Porto Vivo, SRU a ter um acordo de financiamento de aproximadamente 34 milhões de euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Dos 34 milhões referidos, já estão aprovados cerca de 25 milhões de euros, destinados à aquisição e reabilitação de imóveis. Traduzindo isto por “miúdos”, significa que, com a verba referida, criar-se-ão 127 habitações a preços acessíveis (via Câmara do Porto).

Os próximos tempos serão de acompanhamento por parte da Câmara do Porto. Esta vigilância municipal tem o objetivo de garantir que as necessidades são cumpridas, com o intuito de oferecer as melhores condições possíveis aos moradores.

A situação habitacional em Portugal tem dado muito que falar e, no Porto, o objetivo é resolver esse problema ao máximo. Para tal, a Câmara tem construído novos fogos e criado programas de apoio ao arrendamento.

Importa salientar, ainda, que o investimento feito nas habitações de Heroísmo, Costa Cabral e Francos é de, respetivamente, 463 mil euros, 680 mil euros e 1.8 milhões de euros. No Heroísmo, serão criadas 3 habitações. Já em Costa Cabral e Francos, serão criadas, de forma respetiva, 6 habitações.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce