Integrado no Parque Desportivo de Ramalde e ocupando uma área de aproximadamente 950 metros quadrados, o Skate Park poderá ser utilizado, para além do skate, para a prática (informal e de competição) de outras modalidades sobre rodas, como a patinagem in line agressive ou o BMX freestyle.
“Este é um equipamento que a cidade reclamava há já vários anos. Está feito e bem feito, até porque foi projetado por um dos melhores especialistas nesta área”, disse o presidente da Câmara, Rui Moreira, no domingo, na inauguração da nova e moderna infraestrutura, referindo-se ao arquiteto e skater Francisco Lopez “França”, que assinou o projeto, em colaboração com vários skaters da cidade.
Também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, considerou que “este é um equipamento magnífico e uma contribuição inequívoca para diversificarmos o desporto e a própria comunidade. Se há uns anos esta era uma atividade marginal e até nem muito bem entendida, o paradigma mudou radicalmente e o skate é hoje uma modalidade olímpica que entusiasma cada vez mais jovens”.
O Skate Park representou um investimento municipal da ordem dos 150 mil euros. “Com uma área de 950 m2, que lhe permite acolher até 75 praticantes em simultâneo, o novo Skate Park integrado no Parque Desportivo de Ramalde foi pensado para permitir a evolução dos novos praticantes, mas também responder às exigências dos mais experientes, que ali vão poder encontrar uma oferta muito variada de obstáculos”, aponta o portal de notícias da autarquia.
O espaço conta com duas plataformas com obstáculos (rampas, corrimões e muros) e uma zona central com estruturas características da modalidade. O Skate Park está aberto a toda a comunidade de skaters, mas também a praticantes de patins em linha e BMX freestyle, oferecendo “todas as condições para acolher competições dos mais diversos níveis técnicos, desde o nível iniciante ao profissional, tanto de âmbito regional como nacional”.
Na cerimónia de inauguração, Rui Moreira anunciou que “depois da abertura deste equipamento, vamos dar início à segunda fase de requalificação do Parque Desportivo de Ramalde, aproveitando a ótima localização desta infraestrutura e as suas condições excecionais”. Num investimento de mais de 2 milhões de euros, esta segunda fase prevê a construção de um novo campo de futebol e rugby, bem como a criação de uma zona de lançamentos e tiro com arco. Será também construído um edifício de apoio com balneários e áreas técnicas, além de serem remodelados os balneários existentes.
De recordar que o antigo “Campo de Ramalde” (INATEL) foi recuperado pela autarquia e “devolvido com boas condições aos clubes e atletas da cidade”, em abril de 2017, após um investimento que rondou os 700 mil euros. A reabilitação permitiu dotar o parque de uma nova pista de atletismo em tartan com 6 corredores e medidas oficiais; campo de relva sintética para a prática de futebol de 11, futebol de 7 e de rugby; 4 novas torres de iluminação, com 2 níveis de luminosidade (treino e competição). Beneficiou ainda de obras de melhoria no edifício de apoio, balneários e áreas técnicas.
Foto: Miguel Nogueira | CMPorto