RECHEIO 50 ANOS

Porto inaugura Cascata Comunitária de São João

Porto inaugura Cascata Comunitária de São João

É uma parte integrante das tradições de São João e foi inaugurada, na quinta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. A Cascata Comunitária, presente no Mercado Temporário do Bolhão, regressa pelo terceiro ano consecutivo e conta as memórias que os mais de 300 participantes, maioritariamente crianças, têm da cidade.

Segundo a autarquia, deste desafio, que contou  com mais de 200 quilos de barro e demorou cerca de três meses a estar finalizado, resultaram 601 casas e 20 figuras tradicionais da cidade tais como o “São João”, o “São Pedro”, as peixeiras, o manjerico, o “cagão”, o peixe, o porco, os fontanários, a Torre dos Clérigos, a Muralha Fernandina, as pontes, os barcos, o Pavilhão Rosa Mota ou a Casa da Música.

Rui Moreira destaca que o objetivo destas iniciativas, organizadas pela Câmara do Porto, no âmbito da programação das Festas do São Jpão, é que este continue ligado às tradições da cidade, “com modernidade”, mas mantendo, sempre, “as boas tradições”. “Hoje já não temos os balões, já não é permitido, mas há outras tradições que queremos manter e a cascata é seguramente uma tradição que toda a gente recorda. Continuamos com as rusgas, com os ranchos, a música, e temos a animação popular”, reforçou.

Foto: Miguel Nogueira | CMPorto

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem