CMPorto

Porto inaugura árvore e iluminação de natal a 30 de novembro

Porto inaugura árvore e iluminação de natal a 30 de novembro

Embora o espírito natalício já tenha invadido parcialmente as ruas da cidade do Porto, é no dia 30 de novembro, um sábado, que o Natal chega verdadeiramente à cidade com a inauguração oficial da árvore e luzes de Natal, que, este ano, como anunciou a Câmara Municipal do Porto, vão brilhar em 80 ruas da cidade.

Em comunicado, a autarquia revela que as “avenidas, ruas, praças e jardins da cidade vão ser iluminados por mais de 2,4 milhões de microlâmpadas LED, de baixo consumo, ligadas por quase 26 quilómetros de cabos”.

Por sua vez, a Árvore de Natal terá “31.600 lâmpadas espalhadas pelos seus 30 metros de altura” e será inaugurada pelas 18 horas, “após uma tarde de festa nos Aliados”, cujo programa será revelado em breve.

A autarquia adianta, ainda, que, este ano, o projeto global de iluminação alargou o seu âmbito a 20 novas localizações, chegando pela primeira vez ao Quarteirão de Miguel de Bombarda, às praças da República e de Guilherme Gomes Fernandes, à Avenida de Fernão Magalhães, às ruas da Boavista e do Doutor Antunes Guimarães, ao Largo do Padrão, mas também às ruas da Firmeza, dos Caldeireiros, de Sá Noronha, da Igreja da Areosa, de Augusto Luso, da Assunção, de Cândido dos Reis, de Santa Teresa e de Vale Formoso.

A definição destes e de outros locais foi articulada entre a Câmara Municipal e a Associação de Comerciantes do Porto, “tendo em atenção os fluxos de público pelas zonas de maior presença de comércio tradicional e os pontos de interesse da cidade durante esta época festiva”, lê-se na nota divulgada.

“A solução global de decoração tem o branco como cor predominante, sendo conjugada com detalhes em azul, verde e vermelho. Estrelas de vários feitios, árvores, presentes, velas e pormenores circulares são as formas mais frequentes na ornamentação”, sublinha, acrescentando que, no total, serão utilizados 1.045 suportes decorativos (aéreos e laterais) e mais de 26 quilómetros de cabelagem, num investimento que supera os 375 mil euros.

A maior parte da instalação das luzes já está concluída, faltando apenas ultimar a Árvore de Natal, que começou esta semana a ser erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Pesando 16,4 toneladas, a Árvore de Natal da cidade terá este ano 30 metros de altura e 12 metros de diâmetro, sendo decorada com 31.600 lâmpadas, que serão ligadas diariamente, a partir das 17h30, até ao Dia dos Reis. 

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.