
A Associação de Comerciantes do Porto lançou, esta quinta-feira, dia 25, o concurso para aluguer de iluminações de Natal que, neste ano, irão abranger mais de 80 ruas da cidade e a árvore.
Segundo a agência Lusa, fonte da Associação de Comerciantes revelou que neste concurso, a poupança energética foi uma “preocupação” tida em conta, refletindo a exigência da utilização de “micro lâmpadas LED de baixo consumo”.
“Neste momento, ainda estamos a avaliar o horário em que [as iluminações] vão estar em funcionamento, mas será sempre definido em articulação com a Câmara do Porto”, sublinhou a associação, assegurando que, devido à crise enérgica atual, vão existir alterações no horário de funcionamento das iluminações natalícias.
O concurso de aluguer das iluminações, infraestruturas elétricas e árvore de Natal tem um preço base de 420 mil euros e pretende “dar continuidade a uma tradição”, que assume especial importância na retoma da atividade económica no comércio tradicional, e que devido à pandemia sofreu várias “restrições e limitações”.
A iluminação de Natal vai abranger, este ano, mais de 80 ruas, jardins e praças da cidade do Porto, sendo que os critérios para a seleção das mesmas estão relacionados com o “maior número de comércio tradicional e de maior interesse”.
Por outro lado, a tradicional árvore, que todos os anos é instalada em frente à Câmara Municipal do Porto, tem como requisitos mínimos ser “superior a 30 metros de cumprimento e largura de 15 metros”, proporções “ligeiramente maiores do que nos últimos anos”.
Os candidatos têm até 66 dias, a contar da data da publicação, para apresentarem as propostas.