PUB
Recheio 2024 Profissional

Porto homenageia “gestos solidários” dos cidadãos e empresas na pandemia

Porto homenageia “gestos solidários” dos cidadãos e empresas na pandemia

Pela primeira vez na história, a Câmara Municipal do Porto vai atribuir a Distinção de Mérito Ricardo Jorge a cerca de 100 cidadãos, entidades e empresas, que deram um “contributo superlativo” no combate à crise pandémica no Porto e no país, que espoletou em março de 2020.

A cerimónia vai ter lugar na Casa da Música na próxima quarta-feira, 27 de dezembro, precisamente na data em que se assinalam três anos da administração da primeira vacina contra a covid-19, em Portugal.

Será prestada homenagem a cidadãos, entidades e empresas que, através de ações virtuosas ou de doações em dinheiro ou em espécie, ajudaram a sociedade portuguesa a ultrapassar a crise pandémica”, avança o município liderado por Rui Moreira, o qual realça o “esforço, a generosidade e o talento em favor do bem comum” prestados pela cidade.

“Houve de facto pessoas, entidades e empresas que se destacaram particularmente nesse combate, ajudando o Porto e o país a enfrentar uma doença até então desconhecida. Deram-nos o melhor de si mesmas – a sua abnegação e solidariedade, o seu profissionalismo e competência, o seu sentido de dever e responsabilidade social”, acrescenta o autarca, em comunicado enviado à VIVA!.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Rui Moreira vai discursar na cerimónia de homenagem, ao lado do almirante Henrique Gouveia e Melo, ex-coordenador do Plano de Vacinação contra a Covid-19, e de António Sarmento, director do serviço de infecciologia do São João, e o primeiro vacinado contra a covid-19 em Portugal.

Durante o evento existirão diversos “apontamentos musicais”, protagonizados pelos solistas do Coro Casa da Música.

Refira-se que a distinção de Mérito Ricardo Jorge é representada por uma peça de design da autoria de Eduardo Aires, designer responsável pela identidade gráfica do município do Porto. Pela subtileza das formas, a peça “representa a tranquilidade e o conforto que experimentamos após a superação de uma crise como a pandemia de covid-19”.

Na mesma nota, a Câmara Municipal manifesta a intenção de atribuir anualmente a distinção em causa a pessoas individuais e coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se tenham notabilizado pelo espírito de missão, pela generosidade, abnegação e coragem e pelo empreendedorismo a bem da comunidade. 

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce