
O Museu da Cidade e as Bibliotecas Municipais do Porto homenageiam Eugénio de Andrade, assinalando o centenário do seu nascimento com uma programação expandida. Da iniciativa destaca-se a exposição «Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos», patente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que inaugura a 19 de janeiro, às 17 horas.
“Tendo por ponto de partida o espólio editorial, audiovisual e fotográfico cedido em 2020 ao Município do Porto, a mostra terá entrada gratuita e estará aberta ao público de segunda a sábado, entre as 10 e as 18h, até 29 de abril”, adianta a autarquia.
No dia 19, o Museu da Cidade do Porto assinala também o centenário do nascimento do poeta com um programa expandido: uma exposição, um Curso Breve, ciclos de leitura e de conversas, percursos e um programa educativo.
A exposição com a curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque e aconselhamento científico de Arnaldo Saraiva, “apresenta documentação inédita, organizada a partir do acervo da Fundação Eugénio de Andrade”.
Esta mostra revela as várias fases da vida do artista onde será possível ver “postais, cartazes e objetos que nos revelam estórias, viagens e encontros com os seus pares; manuscritos, datilografados e objetos pessoais”.
O ciclo «Leitores de Eugénio» convida artistas, políticos, jornalistas e investigadores a lerem os poemas da sua predileção. As sessões acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, e a primeira, dia 19, contará com Pedro Abrunhosa.
O Museu da Cidade do Porto prevê ainda um segundo momento expositivo dedicado às cumplicidades artísticas de Eugénio de Andrade, a inaugurar no segundo semestre de 2023.
Foto: Miguel Nogueira