Philips

Porto homenageia D. Pedro IV

Porto homenageia D. Pedro IV

No âmbito das Comemorações do Bicentenário da independência do Brasil, a Câmara Municipal do Porto, em conjunto com a Irmandade da Lapa e a Rota Porto Liberal, organizam a cerimónia das exéquias de D. Pedro IV,  no dia em que se assinalam 188 anos do seu falecimento.

A homenagem ao rei Soldado, personagem marcante da história portuense, será feita este sábado, 24 de setembro, com um concerto especial, que terá lugar na Igreja da Lapa, pelas 21h30.

A sessão solene começa com uma leitura da “Oração Fúnebre nas Exéquias de S. M. I. o Senhor D. Pedro, Duque de Bragança e Regente de Portugal”, de Luiz Moreira Maia da Silva, assumida por Agostinho Ribeiro.  

Posteriormente, o Conselho de Minerva, organização brasileira que reúne as associações e antigos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, outorga a Comenda da “Congregação do Colar de Mérito Pedro, o Libertador” à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa.

O momento solene será acompanhado por um concerto oferecido pelo Coro Polifónico da Lapa, em conjunto com a Banda do Exército e Filipe Veríssimo (no órgão). Sob a direção do Capitão CBMUS – Artur António Duarte Cardoso, serão interpretadas obras de Wagner, Elgar, Caccini e Gregson.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a provedora da Irmandade da Lapa, Manuela Rebelo, vão marcar presença na homenagem ao rei D. Pedro IV.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes