O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, esteve presente na inauguração e sublinhou que “a inovação não é apenas tecnologia e é fundamental que a nossa cidade seja desenvolvida com o contributo de todos”.
O autarca lembrou ainda que a criação deste espaço foi uma proposta de Filipe Araújo, atual vereador da Inovação e Ambiente, inscrita no manifesto eleitoral da sua candidatura, há três anos.
Filipe Araújo referiu que este espaço foi concebido por uma empresa do Porto, a Fahr 0213, e explicou que está dividido em três salas – uma exposição permanente, uma exposição temporária e um auditório.
A primeira sala é “uma viagem pelo Porto inovador” que se materializa num vídeo interativo, produzido pela Gema Digital, com diversos projetos criativos, espalhados pela cidade.
A exposição principal, dedicada à arquitetura paisagística do parque da cidade, está patente no centro da sala. Sidónio Pardal, autor do projeto do parque, marcou presença nesta iniciativa e considerou que “o Porto Innovation Hub é um espaço funcional e criativo”, elogiando a atitude visionária de Ezequiel Campos, ao criar um parque da cidade.
Esta casa conta ainda com uma sala de reuniões, que pode ser utilizada gratuitamente por todos os cidadãos, mediante marcação prévia.