Os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos voltaram a juntar-se num novo projeto pioneiro em Portugal, que será apresentado, pela primeira vez, na próxima edição da Expo Real, a realizar em Munique, na Alemanha, já na próxima semana.
O “Greater Porto” nasce com o objetivo de “desenvolver oportunidades de crescimento em toda a «cadeia de valor» das atividades de promoção territorial e atração de investimento, nacional e estrangeiro, para o Norte/Noroeste de Portugal”, explica a Câmara Municipal do Porto.
Citado na nota divulgada, Ricardo Valente, vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, resume o projeto como uma sendo uma “entidade orientada para a promoção e atração de investimento para a região, com especial foco nos mercados internacionais e para a criação de uma marca territorial forte.
“O objetivo é criar um ambiente favorável para potenciar ao máximo os valores dos fatores competitivos da região, tornando-a um destino atrativo a uma escala global, numa interseção de sinergias”, acrescentou, por sua vez, António Castro, administrador da Gaiurb, salientando que se pretende desenvolver uma “estratégia regional concertada”, com presenças físicas em cidades internacionais.
A mesma opinião é partilhada por Marta Pontes, vereadora da Promoção e Apoio a Atividades nas Áreas do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Matosinhos, que destacou que para “dinamizar a economia da região e os seus fatores competitivos na atracão e desenvolvimento de investimento”, é necessário “romper com a matriz atual, desenvolver estratégicas económicas concertadas, e atuar numa ótica de articulação, numa participação conjunta, como o Greater Porto.
O projeto vai ser apresentado entre os dias 4 e 6 de outubro na Expo Real, um certame potenciador para a promoção do “Greater Porto” e de cada cidade que o compõe, individualmente, assim como de diversos momentos de networking.