PUB
Recheio 2024 Profissional

Porto: exposição vai transmitir o som e as imagens do mecanismo do relógio da torre da Câmara

Porto: exposição vai transmitir o som e as imagens do mecanismo do relógio da torre da Câmara
É hoje inaugurada a exposição “T.D. Transmissão Direta da Torre do Relógio da Câmara do Porto” do artista João Penalva, que transmite o som e as imagens do mecanismo do relógio da torre da Câmara.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Trata-se de uma instalação site-specific, que transmite o som e as imagens do mecanismo do relógio da torre da Câmara para o espaço de exposição, o terceiro Piso do Palácio dos Correios, na Avenida dos Aliados”, explica a autarquia, em comunicado.
“Esta exposição, de entrada livre, é uma oportunidade para os visitantes entrarem no mecanismo do relógio da torre dos Paços do Concelho, numa transmissão que dá origem a uma gigantesca instalação imersiva, em tempo real”, acrescenta.
Esta solução expositiva já havia sido desenvolvida em trabalhos anteriores do artista: em Wasserschoss, Gross Leuthen, Brandeburgo, Alemanha, 2004; Irish Museum of Modern Art, Dublin, Irlanda, 2007; Galeria Solar, Vila do Conde, Portugal, 2008.
Nesta exposição – que obrigou à recuperação do relógio da torre da Câmara do Porto -João Penalva aborda a temática do tempo e a sua dimensão de memória. As imagens transmitidas mostram a tecnologia antiga de um relógio presente intervindo na cidade. As imagens da exposição são transmitidas, mas não são gravadas, constituindo uma peça efémera.
Com curadoria de João Pinharanda, a exposição é coproduzida pelo Pelouro da Cultura da autarquia portuense e pela Fundação EDP, no âmbito do protocolo de parceria e apoio mecenático desta fundação com a Galeria Municipal do Porto.
A inauguração da exposição está marcada para as 19h, sendo que poderá ser visitada até 29 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil