PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto expõe primeira edição “Os Lusíadas”

Porto expõe primeira edição “Os Lusíadas”

A primeira edição do livro “Os Lusíadas” estará em exibição no Ateneu Comercial do Porto durante o mês de março.

“O dia de arranque deste novo ciclo dos 153 anos de vida do ACP tem um aliciante extraordinário, pois que permitirá aos visitantes apreciar in loco e ao vivo a 1.º edição de “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, de que o Ateneu portuense é proprietário, isto num momento em que se assinalam os 450 anos da publicação da obra maior que evoca os Descobrimentos portugueses e a epopeia lusitana” lê-se no site do Ateneu Comercial do Porto.

Primeira edição de 'Os Lusíadas'
DR

A primeira edição de “Os Lusíadas” foi impressa em 1572, em Lisboa, subsistirão apenas no mundo, ao que se sabe, apenas 34 exemplares, que estarão distribuídos por três continentes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Esta é apenas uma das muitas raridades que fazem parte do espólio do Ateneu Comercial do Porto, que possui também uma edição em hebraico da Bíblia Sagrada, datada do século XVI (em restauro), e uma cópia manuscrita da Crónica de D. Fernando, de Fernão Lopes.

Na biblioteca deste edifício emblemático da cidade do porto, estão cerca de 60.000 títulos e 80.000 volumes, onde se pode encontrar vários manuscritos de figuras e autores da literatura nacional, como Jorge de Sena, Ferreira de Castro e Miguel Torga, entre outros.

Todo este tesouro cultural estará na rota das visitas guiadas, que podem ser reservadas no site do Ateneu.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem