Um estudo realizado pela Holidu, um portal de reservas para casas de férias, revelou quais são as cidades que se destacam como verdadeiros epicentros artísticos na Europa. O Porto alcançou o Top 3, sendo considerado um dos dez melhores destinos para uma “escapadinha” cultural.
Paris foi coroada como a principal cidade artística da Europa. O grande destaque da capital francesa são os museus de renome mundial, como o Louvre, e as centenas de locais de cultura existentes, como galerias de arte, bibliotecas e salas de espetáculos.
Segue-se a cidade basca de Bilbau, que posicionou-se no segundo lugar desta lista, graças ao seu icónico Museu Guggenheim e os diversos espaços com vasta oferta cultural.
Já a Invicta, conquistou o terceiro lugar por ser conhecida como a “cidade das pontes”, com uma beleza arquitetónica inigualável. Além disso, os concertos de música clássica e moderna na Casa da Música, assim como a arte de rua de artistas como Mr Dheo e Hazul Luzah espalhada pela cidade foram também destaque.
Além destas três cidades, a lista das 10 principais cidades artísticas da Europa inclui ainda Florença (Itália), Ljubljana (Eslovénia), Bordéus (França), Zurique (Suíça), Veneza (Itália), Dublin (Irlanda) e Trieste (Itália).
De acordo com o artigo publicado pela revista turística Vou Sair, os dados foram obtidos com base nas estatísticas do Google Maps e numa análise das palavras-chave relacionadas com as “sete principais disciplinas artísticas”.