O município do Porto vai formalizar esta quarta-feira, dia 14, o contrato de depósito do acervo de Eugénio de Andrade. O documento será assinado pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, e pela diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Fernanda Ribeiro.
A Casa dos Livros, sede do Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto (CECUP), no Campo Alegre, é o local escolhido para a cerimónia, uma vez que é também o espaço onde a vasta coleção será guardada e disponibilizada para consulta.
A cedência do acervo de Eugénio de Andrade à Faculdade de Letras foi anunciada por Rui Moreira aquando da inauguração da Casa dos Livros, em abril de 2022. “A clarividência de colocar aqui neste belo palacete, a Casa Burmester agora rebatizada de Casa dos Livros, o acervo bibliográfico e os manuscritos pessoais de Eugénio de Andrade, representa um simbólico regresso do poeta à cidade, garantindo-se, assim, a salvaguarda de um riquíssimo espólio, cuja relevância cultural espelha a vida e obra de uma figura incontornável da nossa literatura”, sublinhou o presidente da Câmara.
Referir que Eugénio de Andrade, pseudónimo do portuense José Fontinhas, apresenta uma extensa obra traduzida para mais de 20 línguas, tendo recebido diversos prémios e distinções, dos quais se destaca o prémio Camões em 2001.
Foto: Miguel Nogueira