Philips

Porto entre as cidades mais procuradas por ucranianos para arrendar casa antes da guerra

Porto entre as cidades mais procuradas por ucranianos para arrendar casa antes da guerra

O espoletar da guerra na Ucrânia obrigou à retirada de milhares de cidadãos do país, mas as intenções de fuga dos ucranianos começaram a manifestar-se ainda antes do conflito, com a pesquisa de casa para arrendar em Portugal a aumentar significativamente.

A conclusão é de um estudo, realizado pelo Idealista, que indica que durante os meses de janeiro e fevereiro a procura dos ucranianos por habitações para arrendar, em Portugal, registou uma subida de 855% em relação às pesquisas registadas durante o mesmo período de 2021.

Um aumento que se acentua ainda mais quando comparado com os dados de janeiro e fevereiro de 2020, altura em que se “realizaram mais 1423% de pesquisas de casas para arrendar em Portugal desde a Ucrânia”.

“Este aumento significativo pode indicar que muitos ucranianos começaram a planificar a saída do país antes do início da invasão russa. Ressalta, ainda, a importância de Portugal na hora de receber os cidadãos ucranianos, apesar da distância geográfica das fronteiras bélicas”, lê-se na nota publicada no seu site.

O estudo indica ainda que o Porto (15%) esteve entre as principais preferências dos ucranianos nas pesquisas de casas para arrendar. A cidade ocupa o top3 da análise, ao lado de Lisboa (52%), que ocupa o primeiro lugar, e Faro (13%), em segundo.

Seguem-se a ilha da Madeira (6%), Setúbal (5%), Leiria (2%) e Coimbra (2%). Por sua vez, com apenas 1% das pesquisas realizadas, encontram-se o distrito de Aveiro e a ilha de São Miguel, nos Açores

Os dados mostram ainda que o aumento das pesquisas de casa para arrendar desde a Ucrânia aconteceu de uma forma generalizada nos mercados do sul da Europa, com Portugal a registar a maior subida, seguido de Itália, com um aumento de 145%, e Espanha, que subiu 77%, comparando os dados de janeiro e fevereiro de 2022 com os registados durante o mesmo período de 2021.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes