PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto em terceiro lugar no ranking de cidades europeias do futuro

Porto em terceiro lugar no ranking de cidades europeias do futuro

Depois de ter conquistado o quinto lugar na edição 2020/21 no ranking “European Cities and Regions of the Future”, o Porto subiu agora ao terceiro lugar, na categoria de “FDI strategy – Mid-sized Cities”, vendo, assim, reconhecida a sua “estratégia de captação de investimento estrangeiro”, congratula-se a Câmara Municipal.

A Invicta ficou à frente de cidades europeias como Edimburgo, Newcastle e Nottingham, no Reino Unido, e Bilbau, em Espanha, sendo apenas ultrapassada por Vilnius, na Lituânia, e Belfast, no Reino Unido, que lideram a tabela, respetivamente, em primeiro e segundo lugares.

Para a autarquia portuense, este resultado “reflete a prioridade que o município atribui à dinamização económica e criação de emprego através da atração de empresas e investidores estrangeiros para o Porto”.

“A estratégia municipal é liderada pela InvestPorto, divisão municipal especializada na promoção e facilitação de investimento direto. Desde a sua criação, em 2015, a InvestPorto já contribuiu para a captação de mais de 1.700 milhões de euros em investimento e para a criação de mais de 18 mil novos postos de trabalho no Porto”, detalha ainda, no seu portal de notícias.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No ranking, elaborado pela “fDi Magazine”, publicação do “Financial Times”, especializada em investimento internacional, Braga aparece também destacada, na quinta posição. A cidade foi eleita a quinta cidade europeia do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades de pequena dimensão.

Os resultados em causa tiveram por base uma avaliação das estratégias de promoção de investimento de 75 cidades e regiões europeias, agrupadas de acordo com a sua população. Entre os vários indicadores avaliados, estiveram o “tipo de investimentos atraídos nos últimos 18 meses”, os “setores em maior crescimento” e as “iniciativas tomadas para promover recuperação económica pós-pandemia”.

A cerimónia de entrega dos prémios “fDi European Cities and Regions of the Future” da edição 2022/23 está agendada para o próximo dia 15 de março.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz