Um estudo da norueguesa Sumo Finans colocou o Porto como a cidade na Europa que oferece melhores condições para família, num ranking de 50 cidades europeias.
A cidade aparece em primeiro lugar, seguida de Barcelona e Lisboa, que ocupam, respetivamente, o segundo e terceiro lugares.
Entre o principal conjunto de medidas avaliadas, para verificar qual a melhor cidade para constituir família, encontra-se a acessibilidade, a educação e a segurança.
De acordo com a Câmara Municipal do Porto, que se regozija com os resultados obtidos, a consultora teve em conta a análise do “Global Peace Index 2020 (onde Portugal aparece como o terceiro país mais pacífico do mundo), o custo de vida de uma família de quatro pessoas, e as despesas mensais com o infantário e renda de uma habitação de tipologia T3”, além do número de atividades “adequadas para crianças” por quilómetro quadrado, as atrações na natureza e parques, as “coisas que há para fazer” e ainda o desempenho de um aluno de 15 anos em leitura, matemática e ciências.
O Porto foi, assim, a cidade europeia que alcançou o melhor resultado, 75.28 pontos, num total de 100, ficando 6,68 pontos à frente de Barcelona, que conseguiu um total de 68.60 pontos e de Lisboa, que alcançou 68.12.
Segundo o estudo, o Porto oferece um custo de vida razoável, onde os gastos médios para uma família de quatro pessoas se fixam em 1.930,75 euros, as creches custam cerca de 336 euros e as rendas das habitações T3 rondam os 1042,6 euros.
Londres é a cidade europeia com pior desempenho (36,60) no ranking.
Nesta pesquisa, a norueguesa Sumo Finans avaliou também o top3 das melhores cidades para atividades familiares, onde o Porto volta a estar representado, desta vez em terceiro lugar.
Foto: António Sousa Machado