PUB
Santander Saúde

Porto é uma das cidades portuguesas mais procuradas pelos nómadas digitais

Porto é uma das cidades portuguesas mais procuradas pelos nómadas digitais

À luz do que é demonstrado pelo Market Report 2022/23 da Engel & Völkers, Porto, Braga e Guimarães têm vindo a destacar-se como algumas das cidades mais procuradas em Portugal pelos nómadas digitais.

Trata-se de um conceito cada vez mais na moda, que se torna possível, muito por causa da evolução do teletrabalho, que permite ter compromissos laborais com uma empresa de um país e viver noutro completamente diferente.

Sendo assim, e sem grandes motivos para espanto, Portugal e o Norte, em particular, são destinos de eleição. Por tudo o que a envolve, desde segurança, a gastronomia, a acessibilidade, a Invicta tem recebido cada vez mais nómadas digitais. De acordo com a Digital Nomad Association (DNA), o Porto conta, neste momento, com cerca de cinco mil nómadas digitais (via Diário Imobiliário).

A mesma fonte de informação refere, ainda, que, para além dos fatores anteriormente mencionados, também a “boa conectividade à internet, o clima ameno, a proximidade ao mar, a arquitetura, a história, a oferta de equipamentos e serviços” são elementos diferenciadores da cidade. 

Este verdadeiro fenómeno tem sido um dos motivos para que a “luta” do mercado de arrendamento no Porto seja cada vez mais “feroz”, sendo que, desde 2019, aumentou cerca de 50%.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ainda no Norte, mas de forma não tão significativa como no Porto, os vizinhos Braga e Guimarães têm também sido “casa”, no seu sentido literal e metafórico, de bastantes nómadas digitais. 

De acordo com o presidente da DNA em Portugal, é possível traçar um perfil padrão de quem mais nos procura, através dos dados que têm sido recolhidos. Em média, as idades rondam os 33 anos, sendo que as áreas em que se encontram empregados, geralmente, orbitam entre engenharia informática, marketing e advocacia (via Idealista).

Para além disso, existem quatro países que, tendencialmente, se destacam: Alemanha, Polónia, Reino Unido e Estados Unidos da América. Outra constante que se observa é o facto dos nómadas digitais chegarem, não raras vezes, sozinhos. Mesmo assim, cada vez mais se veem famílias a aderir a este estilo de vida.

O Norte do país tem sido bastante procurado, sendo que o destaque vai mesmo para o Porto, que já conta com cerca de 5.000 nómadas digitais, num número que se espera crescente.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce