PUB
Recheio 2024 Profissional

Porto é um dos protagonistas de novo documentário

Porto é um dos protagonistas de novo documentário

O Porto é um dos protagonistas do novo documentário «The Alliance», realizado por Martin Dale. Em causa está o 650.º aniversário do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, assinalado a 16 de junho deste ano, mote para esta produção.

De acordo com a Ágora, “o filme aborda a história e a relevância contemporânea da aliança diplomática entre Portugal e o Reino Unido, a mais antiga do mundo ainda em vigor, através de diversos testemunhos”.

«The Alliance» foi filmado noutras cidades portuguesas e reúne entrevistas a investigadores, especialistas e a personalidades cujas trajetórias cruzaram os dois países.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O realizador britânico, a residir em Portugal há mais de 20 anos, explica “que existe uma relação simbiótica entre Portugal e o Reino Unido e que, por vezes, as mudanças num país têm um reflexo direto no outro”.

Martin Dale enumera várias curiosidades que testemunham esta relação próxima, entre as quais o facto de, entre o final do século XIX e o início dos anos 60, uma das primeiras empresas de telecomunicações em Portugal ter sido a The Anglo-Portuguese Telephone Company — o que explica a presença, ainda visível no Porto, das cabines telefónicas vermelhas de estilo britânico”, refere.

De salientar que o documentário, de 50 minutos, inclui locais como a Sé do Porto, a Feitoria Inglesa e a Casa do Infante, e deverá estar concluído no final do ano.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem