CMPorto

Porto é um dos melhores municípios para “viver, visitar e fazer negócios”

Porto é um dos melhores municípios para

De acordo com o “ranking” anual da consultora Bloom Consulting, o Porto é um os melhores municípios para “viver, visitar e fazer negócios”. O “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” relativo a 2021 avalia o desempenho socioeconómico dos 308 municípios portugueses quanto à captação de novos residentes, turistas e novos investidores, segundo variáveis como procuras e pesquisas “online” pelos concelhos, desempenho destes nos seus “sites” e redes sociais e dados estatísticos oficiais.

Depois do Porto, a classificação do ranking destaca também Lisboa, Cascais, Braga e Coimbra como os melhores municípios para realizar negócios e viver. Por sua vez, nem o Algarve nem os Açores têm concelhos no “top-10”.

Já nos melhores municípios para visitar, Albufeira subiu ao terceiro lugar, atrás de Lisboa e Porto, seguida por Portimão (4.º) e Sintra (5.º), que entraram no grupo dos cinco municípios com melhores resultados neste indicador turístico, tirando o lugar a Cascais (este ano é 6.º) e Funchal (8.º).

Por regiões, Ponta Delgada assegurou o primeiro lugar em todas as dimensões nos Açores, assim como Évora no Alentejo, Lisboa na região da capital, o Porto no Norte e o Funchal na Madeira. Faro lidera no Algarve na lista geral, sendo também a melhor cidade para negócios e viver.

A Bloom Consulting atribuiu ainda a distinção “Marca Estrela” a municípios que conseguiram resultados de destaque, alcançando posições importantes nas respetivas regiões ou nas dimensões do “ranking”. Assim, a “Marca Estrela” foi atribuída a Setúbal (dimensão Nacional), Braga (Negócios), Vila Nova de Gaia (Viver) e Albufeira (Visitar).

Por regiões, foram contempladas com a “Marca Estrela” Castro Marim (Algarve), São Roque do Pico (Açores), Seixal (Lisboa), Matosinhos (Norte), Santarém (Alentejo), Covilhã (Centro) e Machico (Madeira).

Pela primeira vez, foi ainda atribuída a “Marca Estrela” a municípios mais pequenos que se distinguiram nos “rankings”, tendo sido contemplados Vila Real (municípios com menos de 50 mil habitantes), Arouca (menos de 25 mil habitantes) e Idanha-a-Nova (menos de 10 mil habitantes).

O “Portugal City Brand Ranking” é divulgado desde 2014, mas foi interrompido em 2020 por causa da pandemia.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes