Revista Sabe Bem 70 - PD

Porto e Norte quer ser “destino de excelência no turismo de saúde e bem-estar”

Porto e Norte quer ser “destino de excelência no turismo de saúde e bem-estar”

“Termas Porto e Norte de Portugal” é uma nova marca turística, lançada pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e pela Associação das Termas de Portugal (ATP), que une 21 estâncias termais na região Norte e através da qual vão ser promovidas ações de estruturação e promoção estâncias.

“Esta parceria com a ATP direciona-se no sentido de unirmos esforços visando desenvolver um programa de ações de estruturação e promoção das termas, assente numa oferta renovada do termalismo, no enorme potencial e decorrente destas alterações no usufruto dos equipamentos emanadas dos impactos da pandemia”, explicou terça-feira Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, durante o webinar de apresentação da nova marca.

“É no termalismo que o Porto e Norte detém o seu elemento diferenciador”, considera o responsável, já que a região possui uma “quota muito significativa” da oferta termal do país, o que justifica a criação desta nova marca, que vai contribuir para afirmar a região como um “destino de excelência no turismo de saúde e bem-estar”.

Já Vítor Leal, presidente da ATP, sublinhou a importância do lançamento desta marca para as termas assim como para toda a região Norte, considerando que o termalismo é um produto “de altíssima qualidade, que pode trazer mais e novos turistas ao Norte de Portugal”.

“As termas do Norte são das melhores que existem em Portugal e na Europa. Se as ligarmos ao turismo sustentável e as colocarmos na agenda, será uma oportunidade diferenciadora. O início do caminho vai ser longo, mas estamos todos unidos na divulgação”, afirmou o responsável da ATP, citado pela Publituris.

A nova marca, que arranca já este ano e vai manter-se em 2021 e 2022, visa desenvolver a atratividade dos destinos termais, criar valor e reativar a procura no pós-Covid-19, apontando essencialmente aos mercados doméstico e espanhol, assim como ao mercado étnico, nomeadamente França, Suíça, Luxemburgo e Alemanha.

A promoção vai ser feita através de meios digitais, agências de viagens e operadores, imprensa especializada, assim como através das ações de promoção promovidas pela ATP e outros parceiros, com o objetivo de atrair casais jovens, famílias jovens, adultos individuais e maiores de 55 anos de idade.

No total, escreve a Publituris, o plano de estruturação e promoção da nova marca prevê um investimento de 280 mil euros, que vão ser comparticipados por fundos europeus e contrapartidas nacionais e/ou privadas.

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