PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Porto e Gaia querem ser Capital Mundial do Desporto em 2027

Porto e Gaia querem ser Capital Mundial do Desporto em 2027

Os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia vão apresentar uma candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto em 2027. O objetivo da apresentação, endereçada à ACES Europa, é promover um “programa completo e inovador”.

A informação acaba de ser anunciada pela autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, num comunicado onde justifica a apresentação da candidatura com base na “ampla oferta de programas de desenvolvimento desportivo” que as duas cidades dispõem, promovendo e incentivando a prática de desporto com um vasto conjunto de políticas, dirigidas a miúdos e graúdos.

Além disso, acrescenta, tanto o Porto como Vila Nova de Gaia “valorizam o desporto de formação” e investem “na capacitação de crianças e jovens e na promoção da atividade física em todos os escalões etários”. Em conjunto, os dois municípios apoiam mais de 20 mil atletas federados, nas mais diversas modalidades.

“O reconhecimento da importância da atividade física e do desporto são fatores determinantes para a construção de uma sociedade mais humana, inclusiva, moderna e sustentável, motivo pelo qual representam vetores estratégicos das políticas municipais que procuram acompanhar as tendências, antecipar expectativas e influenciar o estilo de vida saudável nas diversas gerações”, salienta a Câmara de Gaia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para esta candidatura, contribui também a “importante rede de equipamentos desportivos” que as duas cidades dispõem, na qual se destacam pavilhões, piscinas, complexos desportivos, estádios, ciclovias, parque urbanos e espaços verdes, campos de golfe, entre outros.

Recorde-se que, ao longo da última década, o Porto e Vila Nova de Gaia foram palco de vários eventos desportivos de projeção internacional, com a realização de provas como a Red Bull Air Race World Championship, que recebeu mais de 850 mil espectadores, o WRC Rally de Portugal – Porto Super Special Stage, que contou com 80 mil, o Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica, a final four da Liga das Nações, a Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water, a Extreme XL de Enduro e a competição The World Battle – World Series de breaking.

De referir que Konya, na Turquia, foi eleita a Capital Mundial do Desporto para este ano, seguindo-se, em 2024, Sofia, na Bulgária.

Foto: Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem