RECHEIO 50 ANOS

Porto e Gaia distinguidos com selo Município Amigo da Juventude

Porto e Gaia distinguidos com selo Município Amigo da Juventude

Os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia foram distinguidos com o selo de «Município Amigo da Juventude», instituído pela Federação Nacional das Associações Juvenis, que reconhece os melhores exemplos a nível nacional.

As duas autarquias receberam a distinção máxima de três estrelas o que equivale ao cumprimento com nota máxima dos nove critérios solicitados: existência de Conselho Municipal de Juventude; Plano Municipal da Juventude; Apoio Direto ao Associativismo Juvenil; Políticas de Apoio à Iniciativa Jovem; Pelouro da Juventude; Divisão de Juventude; Plano de Investimento no Setor da Juventude; Mecanismos/Ferramentas de Co-Gestão; e Espaços para Associações e Projetos Jovens.

Para a vereadora da Juventude da Câmara do Porto, Catarina Araújo, “esta distinção eleva a responsabilidade e o compromisso do Município do Porto com os jovens”.

“Ficamos ainda mais motivados para desenvolver mais e melhores políticas amigas da juventude e lançar novos programas por via da maximização de sinergias com as associações juvenis que dispomos na nossa cidade e continuarmos a proporcionar soluções com impacto e significado para as novas gerações”, refere.

Por sua vez, o vereador da Juventude da Câmara de Gaia, Elísio Pinto, realça que este é “um momento marcante e que distingue os jovens gaienses como grandes artífices de um projeto de juventudes que é de todos”.

“Obter a nota máxima é importante, mas ainda mais importante é constatarmos que não deixamos nenhum jovem para trás. Trabalhamos todos os dias para todas as juventudes, de uma forma inclusiva e agregadora”, diz ainda, Elísio Pinto.

A cerimónia teve lugar durante o II Encontro de Municípios Amigos da Juventude, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, que juntou cerca de 200 autarcas e técnicos municipais de juventude.

Durante o Encontro houve ainda espaço para a promoção de um momento de partilha de estratégias e boas práticas municipais intitulado “O futuro das Políticas Locais de Juventude”, com a participação de Carlos Manuel Pereira, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, João Pinto de Jesus, da Movijovem, e Joana Lima, da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação Desporto/CES.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes