O executivo portuense vai analisar amanhã uma proposta de Rui Moreira com vista à assinatura de um protocolo com o município de Gaia para a “cooperação na reabilitação urbana e salvaguarda do centro histórico” comum às duas cidades. Segundo avançou a Lusa, no âmbito desta parceria, as duas câmaras comprometem-se a criar, “no prazo de 30 dias, um grupo de trabalho conjunto para a elaboração de uma proposta de estratégia articulada para a salvaguarda e valorização dos dois centros históricos”.
A estrutura – intitulada “Grupo de Trabalho Intermunicipal do Porto e Gaia para a Salvaguarda do Centro Histórico” – pretende elaborar, em seis meses, um relatório com “uma proposta de medidas de proteção ao sítio classificado pela UNESCO como Património Mundial, abrangendo território de ambos os municípios”. O acordo destina-se igualmente a aprofundar as “condições de cada um dos municípios para a salvaguarda do bem patrimonial classificado como Património Mundial pela UNESCO, assente sobre as duas margens do rio Douro”.
De referir ainda que, na reunião de amanhã, a autarquia portuense vai também votar a qualificação de candidaturas no âmbito do concurso para a concessão do serviço público para gestão, exploração, manutenção e fiscalização de lugares públicos de estacionamento pagos na via pública na cidade.