PUB
Amanhecer

Porto é dos distritos com mais jovens a comprar casa

Porto é dos distritos com mais jovens a comprar casa

A pandemia de covid-19 provocou várias alterações no quotidiano dos portugueses, que, desde março do ano passado, têm apostado na procura intensiva de habitação própria, sobretudo moradias, que permitam um espaço desafogado no exterior.

O distrito do Porto posiciona-se, atualmente, como o segundo distrito com maior percentagem de jovens até aos 30 anos que compraram casa na região, entre janeiro e junho, segundo dados da segunda edição do Barómetro de Crédito Habitação do ComparaJá.  O primeiro lugar pertence ao distrito de Beja.

“O barómetro diz-nos que de todos os portugueses que compraram casa no Porto através do ComparaJá, no primeiro semestre de 2021, mais de metade (53%) têm menos de 35 anos de idade”, indica a plataforma, em comunicado, destacando que este é um dado que revela “a intenção e a vontade dos jovens portugueses em adquirirem uma primeira habitação própria”.

As casas com três quartos estão entre as preferidas dos cidadãos do distrito do Porto que compraram um imóvel, com 43% dos utilizadores do ComparaJá a preferirem T3’s e apenas 35% a optarem por T2’s.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A propósito do tempo de pagamento dos respetivos créditos de habitação, a investigação indica que “metade dos habitantes do distrito do Porto ficarão a pagá-los durante muito tempo”. Assim, cumprirão “o limite máximo permitido pela banca portuguesa, de 40 anos”.

Por sua vez, no que respeita ao preço das casas no Porto, foi possível perceber que “em cada 10 empréstimos solicitados no ComparaJá por pessoas no Porto, apenas um atinge o limite dos 75 mil euros”. “Todos os restantes créditos têm montantes bastante elevados, nomeadamente até aos 175 mil euros”, lê-se ainda.

Neste estudo, foram utlizados os perfis dos 11 mil utilizadores da plataforma no primeiro semestre de 2021.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer