PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto é destaque numa das maiores revistas de Ciência do mundo: veja porquê

Porto é destaque numa das maiores revistas de Ciência do mundo: veja porquê

O Porto também é uma referência no que toca à Ciência e esta distinção é prova disso. Um estudo feito por investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) foi publicado numa grande revista científica.

De acordo com o município, o estudo foi elaborado com a Fundacíon Medina, em Espanha, e fala sobre formas de descobrir produtos naturais em actinobactérias. A revista em questão chama-se Marine Drugs e é uma referência mundial na área.

Para os especialistas em Ciência, não é propriamente uma novidade dizer que as actinobactérias são conhecidas por produzirem vários compostos bioativos. O desafio está em trabalhá-los, de forma a que sejam úteis em várias áreas essenciais.

Desde a saúde, à cosmética, passando ainda pela indústria e pela agricultura, estes compostos podem ser muito benéficos nas “mãos de quem sabe”. O estudo em questão chama-se “Cellulamides: A New Family of Marine-Sourced Linear Peptides from the Underexplored Cellulosimicrobium Genus”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ou seja, traduzindo à letra o título oficial para português, chamar-se-ia  “Celulamidas: uma nova família de peptídeos lineares de origem marinha do subexplorado género Cellulosimicrobium”. Como refere a mesma fonte, a “família” em questão nunca tinha sido descoberta por ninguém em nenhum estudo anterior.

O artigo recentemente publicado na Marine Drugs é fruto da pesquisa de de Mariana Girão, aluna do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Este trabalho foi conduzido sob a orientação dos pesquisadores do CIIMAR Fátima Carvalho, Pedro Leão e Ralph Urbatzka.

Se tiver curiosidade, pode lê-lo aqui.

Fotografia: Pexels

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz