PUB
Philips S9000

Porto e Braga «expulsos» da Taça por Benfica e Rio Ave

Porto e Braga «expulsos» da Taça por Benfica e Rio Ave
O Benfica conseguiu, na quarta-feira, vencer o FC Porto (3-1) e qualificar-se para a final da Taça de Portugal em futebol, na qual vai encontrar o Rio Ave, novamente “carrasco” do Sporting de Braga.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Um golo “monumental” de André Gomes, aos 80 minutos, selou o apuramento do Benfica, que jogou com menos um desde os 27’, quando Siqueira viu o segundo amarelo, até aos 88, altura em que também Ricardo Quaresma foi expulso.

A formação da Luz adiantou-se ainda completa, com um golo do argentino Eduardo Salvio, aos 17 minutos, mas, aos 52, os portistas empataram, por Silvestre Varela, passando para a frente da eliminatória, já que haviam ganho em casa por 1-0. Quando tudo parecia favorável aos portistas, que procuravam a 29.ª final, o Benfica conseguiu marcar os dois golos que necessitava, o primeiro de grande penalidade, apontada pelo argentino Enzo Perez, aos 59 minutos. Desta forma, os “encarnados” estão na final da Taça de Portugal, numa época em que seguem a dois pontos do título, com três jornadas por disputar, nas meias-finais da Liga Europa e ainda nas meias-finais da Taça da Liga. A Taça da Liga é, por outro lado, a única prova que o FC Porto ainda pode ganhar. Para isso, precisa, numa primeira fase, de vencer em casa novamente o Benfica, a 27 de abril. À espera, na final, já está também o Rio Ave. Os vila-condenses estão, assim, em duas finais, pois selaram também o apuramento para o Jamor, 30 anos depois, com um triunfo caseiro por 2-0 sobre o Sporting de Braga, que já havia batido nas meias-finais da Taça da Liga.
Após o “nulo” no Estádio Axa, o conjunto comandado por Nuno Espírito Santo, que segue em 11.º na I Liga, eliminou os bracarenses com tentos portugueses de Ukra, aos 26 minutos, e Ruben Ribeiro, aos 69.
Ao garantir a final, e com o Benfica já certo na fase de grupos da “Champions”, o Rio Ave assegurou, desde já, um lugar na Liga Europa da próxima época. Será a primeira presença de sempre nas taças europeias. A final da edição 2013/2014 da Taça de Portugal realiza-se a 18 de maio, no Estádio Nacional, onde o Benfica procura o 25.º troféu, que não conquista desde 2003/2004, e o Rio Ave o primeiro, depois de em 1983/84 ter perdido por 4-1 com o FC Porto.
PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce